sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Quaresma - A transfiguração de Jesus

Estamos vivenciando o tempo da quaresma, tempo que nos prepara para celebrar a ressurreição de Jesus. É um tempo em que somos convidados a fazermos uma mudança de vida, através da nossa conversão pessoal. São os três elementos básicos do tempo da quaresma que nos deixa mais consciente de nos renovar em espírito e em graças. São eles: jejum, esmola e oração. Neste segundo domingo da quaresma, o evangelista São Marcos vem nos mostrar a transfiguração de Jesus Cristo.

A transfiguração de Jesus é o sinal em que o Messias vai ressuscitar no terceiro dia após a sua morte. As pessoas de Elias e Moises profetas do Antigo testamento vem nos mostrar a personalidade real do Cristo vivo diante de uma sociedade em que se baseia somente na ganância do ter e do poder. Elias e Moises é o sinal do profetismo que buscou a conversão dos seus eleitos para a espera do Messias aquele que seria enviado por Deus.

A transfiguração de Jesus acontece hoje no rosto dos nossos irmãos e irmãs que vivem no mundo da pobreza, da escravidão, do mal trato aos presidiários que vivem a mercê de uma sociedade injusta, podemos encontrar a transfiguração de Jesus na pessoa do pobre agricultor que vive a se sustentar daquilo que ele o próprio o produz, pois, infelizmente não há emprego qualificado para os nossos pais de família, é no rosto dos jovem que vive no mundo da droga, do alcoolismo, da prostituição, pois, infelizmente são essas pessoas que a nossa sociedade discrimina.

Portanto, sejamos capazes de observar a escuta da palavra de Deus quando ele mesmo diz: "Este é o meu filho amado. Escutem o que ele diz. Pois, é através da palavra e do seus ensinamentos que podemos chegar a tão ponto de fazermos a nossa transfiguração pessoal, deixando de lado os nossos pecados e observar mais o projeto de Jesus que é a igualdade e a fraternidade para todos.

Louvado seja o nosso Senhor Jesus Cristo!

Albano é seminarista, e estuda Filosofia em Cajazeiras-PB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário